asdasdasd

Fachadas ventiladas são uma solução de construção de revestimento externo que pode ser aplicada tanto em edifícios novos como restaurados. É de interesse especial para arquitetos por uma série de razões, tais como:

  • Melhor isolamento térmico.
  • Melhora o acabamento contínuo das fachadas
  • Mais rápido de instalar e limpar

Fachadas ventiladas permitem a circulação de ar entre a parede de suporte e o material de revestimento, como mármore, cerâmica, painéis metálicos, etc. Desta forma, a parede de suporte fica protegida do frio e do calor, resultando em economia de energia .

Elementos de fachada ventiladas

As fachadas ventiladas compreendem os seguintes elementos:

Parede de suporte

Qualquer tipo de fechamento de fachada que possa ser utilizado como suporte para fixação de fachada ventilada. Pode ser uma parede de tijolo de concreto ou cerâmica.

Isolamento térmico

Este é o material que proporciona isolamento térmico e acústico. Deve ser um acabamento contínuo para evitar a formação de pontes térmicas. Entre as opções mais utilizadas estão o isolamento projetado ou colado com argamassa colante.

Método de fixação

Esses tipos de fachada podem ser fixados com qualquer um dos seguintes métodos:

  • Pontos de fixação com âncora de resina e haste roscada.
  • Perfis. É composto por uma série de suportes fixados na parede de suporte e pontos de fixação que mantém os painéis fixos aos perfis previamente instalados.

Câmara de ar ventilado

Espaço entre a parede de suporte e o material de revestimento. No verão, protege a parede de suporte, permitindo a ventilação e evitando a condutividade térmica. Já no inverno, a câmara evita que a umidade seja transferida para a parede de suporte.

Painéis de pedra natural

A instalação do revestimento é a última etapa do processo de fachada ventilada.

Um dos materiais mais adequados para utilização em fachadas ventiladas são as lajes de pedra natural com 3cm de espessura, uma vez que permitem uma correta fixação com qualquer dos métodos acima descritos. Não há tamanho específico de laje necessário para este tipo de fachada. Por outro lado, devemos evitar o uso de acabamentos de pedra natural polida e cortada em bruto.

A seguir está uma lista de pedras naturais que podem fornecer um bom desempenho para este sistema de construção:

  • Mármore crema marfil
  • Calcário capri
  • Marbella
  • Niwala Amarelo

Como funcionam as fachadas ventiladas

As fachadas ventiladas têm um desempenho diferente em função da temperatura exterior, variando muito entre as estações.

No verão , as câmaras de ar funcionam como uma chaminé, ou seja, a luz do sol atinge a fachada aquecendo o revestimento e também a câmara. Este ar quente sobe então abrindo espaço para o ar mais frio para resfriar a câmara e manter o conforto dentro da casa.

No inverno , a radiação solar não é tão forte a ponto de produzir esse efeito de chaminé. No entanto, o ar dentro da câmara permanece mais quente do que o ar externo, produzindo os efeitos de um acumulador de calor que mantém a estabilidade térmica do sistema junto com o isolamento térmico que está preso à parede de suporte.

Start typing and press Enter to search

Orçamento
Nome *

E-mail *









Sustentabilidade na Construção Civil115933081_3274938949212171_4405891775478023457_o