
Ter uma gestão de qualidade na obra pode ser a principal diferença entre bons resultados ou projetos deficitários.
Um gerenciamento adequado também oferece muitos benefícios aos projetos, como você vai descobrir lendo este artigo!
Gestão de Qualidade:
A Gestão de Qualidade Total nasceu no Japão com o intuito de aprimorar serviços, fidelizar clientes, evitar desperdício, entre outras melhorias.
Espalhando-se pelo planeta, esse conceito passou a ser perseguido por empresas de todos os setores e portes que desejam se manter competitivas em seu mercado de atuação.
Os princípios básicos que norteiam uma gestão de qualidade são:
- Foco no cliente: cliente deve se sentir mais do que bem atendido, deve se sentir encantado;
- Liderança: líderes devem conduzir a equipe rumo à excelência;
- Competência e comprometimento dos colaboradores: todos devem executar suas tarefas de modo eficiente, entendendo que faz parte de um processo;
- Abordagem do Processo: deve ser bem elaborado, executado, constantemente aperfeiçoado;
- Melhoria: nada é tão bom que não possa ser melhorado: eis o lema da qualidade total;
- Decisão pautada em informações: todas as decisões devem se basear em dados, para ser inteligente e gerar melhores resultados – achismo jamais;
- Gestão de relacionamento: envolve o cliente (mesmo após a realização da venda), departamentos, fornecedores.
De modo resumido podemos afirmar que uma gestão de qualidade, inclusive para obras, deve se pautar em:
- dados reais e atualizados que permitam decisões assertivas e estratégicas;
- na correta preparação de todas as pessoas envolvidas em cada etapa do processo – dando-lhes capacitação e autonomia para desenvolver suas tarefas;
- na resolução de erros, evitando que se repitam e comprometam o resultado final.
Os benefícios da Gestão de Qualidade em sua obra
Gerenciar com qualidade uma obra significa acompanhar detalhadamente cada etapa dos vários processos que envolvem o projeto: do planejamento à entrega do produto.
Mas esse esforço vale a pena em função do benefícios proporcionados. Vamos conhecer os principais a seguir.
1. Aumenta produtividade
A gestão de qualidade prevê a definição e capacitação de funções, levando a um melhor desempenho e facilitando o acompanhamento de processos, corrigindo gargalos e falhas antes que se transformem em grandes problemas.
Trabalhando com conhecimento adequado, os funcionários ganham em concentração e têm maior foco em suas atividades, minimizando o risco de erros e até mesmo de acidentes.
Outro ponto a ser destacado é que esses colaboradores, conscientes de fazerem parte de um processo maior, trabalham melhor em equipe e sentem-se mais motivados – o que leva, ainda, à diminuição de rotatividade.
Todos esses itens, portanto, levam a maior produtividade!
2. Proporciona processos mais eficazes
Uma das características da gestão de qualidade é usar a tecnologia para acompanhar e controlar todos os processos da obra, facilitando a localização e solução de falhas que possam comprometer o desenvolvimento do trabalho.
A ausência de um colaborador no canteiro de obras ou a falta de materiais no estoque são dois exemplos clássicos de situações que precisam ser rapidamente identificadas para não ocasionar paradas não programadas e, como consequência, atrasos.
Esse controle também permite:
- acesso a informações corretas, e em tempo real, permitindo decisões mais inteligentes;
- melhorar e agilizar a comunicação entre todas as equipes;
- gerenciar eficazmente o estoque, evitando falta ou excesso de materiais;
- criar uma conexão entre escritório e canteiro de obras;
- controlar a presença dos trabalhadores.
3. Reduz custos e evita desperdícios
Como vimos, a gestão de qualidade nas obras permite uma visão abrangente e atualizada de todos as etapas do projeto, bem como de todos os envolvidos. Dessa forma, amplia-se a produtividade, evita-se desperdício – seja de material, de maquinário e mão de obra – e, como consequência, reduz custos.
4. Aumenta a participação no mercado
O adequado gerenciamento de riscos e custos, somados à identificação de oportunidades de desenvolvimento, resulta em uma maior participação de mercado. Também reforça a imagem da empresa, que ganha maior capacidade de reagir às oportunidades do setor.
5. Conquista a satisfação do cliente
Não podemos esquecer que uma gestão de qualidade leva à entrega de produtos melhores e ao respeito a prazos, gerando maior satisfação do cliente, um dos principais objetivos de toda empresa!
Fica evidente que a gestão de qualidade em obras não é opção: é necessidade! Afinal, em um mercado altamente competitivo, buscar meios de melhorar processos, evitar desperdícios e obter melhores resultados é essencial.