
Construção modular off-site é um tipo de edificação fabricada fora do canteiro de obra que só “instala” a obra no terreno, por isso, off-site (quer dizer, fora do canteiro de obras).
O método pressupõe que toda a construção seja feita na fábrica, em seu local de origem e, só depois de finalizada, passe pelo processo de transporte para o local de destino. Daí então será instalada para o seu devido uso.
Principais características que diferenciam a construção modular off-site de uma construção tradicional:
-
Mobilidade
Essa modalidade construtiva possibilita uma entrega até 6 vezes mais rápida, pois se constrói dentro da própria fábrica. Além da agilidade, vem agregada a mobilidade, pois é pode-se levar a obra pronta para instalação em qualquer lugar do Brasil.
-
Construção industrializada
Ao levar a obra para dentro da fábrica é possível executar várias etapas ao mesmo tempo. E o melhor: realizar todas essas etapas de maneira mais rápida, e com maior controle de qualidade.
-
Sem obra e sem sujeira
Em construção modular off-site se diz que não há obra. O que se tem é o processo de produção e depois o de montagem. O principal material utilizado na construção é o aço, por isso, é considerada uma construção sem sujeira também.
-
Curto prazo
O prazo médio de entrega de uma casa com essa tecnologia, é de 4 dias. Sim, apenas 4 dias. Um hospital foi entregue em menos de 40 dias.
-
Para todo o Brasil
Os projetos desenvolvidos com essa tecnologia construtiva são desenvolvidos na própria empresa fabricante e transportados, já prontos, para o local de destino. Neste local será feita apenas a montagem, o que facilita (e muito) o processo. Assim, a operação fica mais facilitada para que todo o país tenha a construção modular off-site como uma opção.
-
Sustentável
O que se usa nas estruturas das construções é aço, considerado o material mais reciclável do mundo. Além disso, a água praticamente não é utilizada nesse processo construtivo.