fachada-ventilada

Fachada Ventilada

ico-master

Entre diferentes técnicas construtivas que propiciam obras e edificações diferenciadas, a Fachada Ventilada é um sistema que inova o conceito de fachada de um empreendimento. Muito além da função estética, as fachadas passam a ser soluções construtivas caracterizadas pela eficiência energética, uniformidade, resistência, potencial criativo e conforto nos ambientes internos.
A fachada é classificada como ventilada por apresentar um afastamento entre o revestimento externo e a base suporte do edifício. Por meio dessa câmara de ar ocorre a ventilação pelo efeito chaminé, onde o ar frio entra pela parte inferior e o ar aquecido é removido pela parte superior, permitindo ventilação contínua no sentido vertical.
A circulação de ar proporciona conforto térmico aos ambientes internos, reduzindo o consumo de energia de uma edificação em mais de 30%. O sistema também facilita a manutenção da fachada, já que a substituição dos painéis pode ser realizada individualmente. Já a fibra de vidro aderida no verso das placas de revestimento oferece maior segurança.

EXECUÇÃO DA FACHADA VENTILADA

ico-master

A Fachada Ventilada pode ser empregada em obras novas e reformas (retrofit). Os sistemas são projetados de forma a atender as exigências estéticas e funcionais do empreendimento. Além do dimensionamento dos sistemas, a MASTERWALL elabora um projeto executivo com todas as informações de modulação, detalhes do sistema e especificação dos materiais, oferecendo acompanhamento técnico em todas as etapas.
O processo de execução é rápido, uma vez que os revestimentos cerâmicos e as ancoragens mecânicas são materiais pré-fabricados. A utilização de materiais recicláveis e ecologicamente corretos no seu processo de fabricação e a menor geração de resíduos durante a execução da obra são soluções para a especificação de projetos sustentáveis.

DETALHE DA FACHADA VENTILADA

detalhe-fachada-ventilada

A câmara de ar presente nos sistemas de Fachada Ventilada promove a circulação do ar eliminando as manifestações patológicas das edificações originadas por problemas de umidade, além disso, contribui para eficiência energética e para um ambiente interno mais confortável.

fixacao

SISTEMAS DE FIXAÇÃO

Os sistemas de fixação permitem a instalação de grandes formatos de placas de revestimento, que são fixadas mecanicamente a uma subestrutura metálica, utilizando parafusos em aço inoxidável.
O alumínio que compõe os sistemas apresenta excelente performance, é um material leve, durável e versátil. Apresenta alta resistência à corrosão, além de possuir alta reciclabilidade. Já os parafusos e chumbadores em aço inoxidável conferem alta resistência ao arrancamento e durabilidade ao sistema.